13.4.12

[leitura] Paciência


PACIÊNCIA

Paciência talvez seja a virtude mais difícil  que uma pessoa pode ter porque tem a ver com o outro, com o que queremos e o que verdadeiramente conseguimos desta outra pessoa.
Paciência é uma  virtude que quando conquistada é uma vitória com gosto de superação.
Paciência não significa falta de opinião, falta de iniciativa e muito menos  submissão. Paciência é como já disse anteriormente superação, da raiva, da incompreensão, da falta de entendimento do outro.
É preciso ser paciente primeiramente conosco mesmo, com as nossas falhas, com as nossas incertezas diante da problemática da vida, das nossas ansiedades e frustrações. E como é difícil isso, pois é impossível nos corresponder em tudo.
Se é difícil ter paciência conosco imagina ter paciência com o outro que está fora do nosso universo existencial, esse outro tão diferente, tão avesso as nossas vontades e desejos. Esse outro que não nos entende porque nós também não o entendemos.
Tem dias que acordamos bem e disposto (a), outros, perturbado (a) e nervoso (a).  Tem dias que somos educados e cordiais sempre dispostos a colaborarem, outros, com vontade que o mundo e as pessoas se explodam.
Por isso que a paciência é uma das virtudes mais difíceis porque implica na capacidade de compreender o outro na sua fragilidade e incoerência, às vezes na sua loucura.
Ter paciência não é calar o que se pensa, é tentar entender a reação do outro diante de nosso pensamento.
Ter paciência não é se submeter às vontades do outro é entender que ele também tem vontades.
Ter paciência não é deixar que o outro nos ofenda deliberadamente mas sim saber a hora certa de conversar e colocar os devidos limites.
Ter paciência é acima de tudo superar os nossos medos de convivência, é saber a hora de falar e de calar, a hora de agir e de partir. Há momentos que o confronto não vale a pena porque dele de bom nada resultará...
Ter paciência é um sinal de maturidade e equilíbrio. E estamos todos no mesmo “barco” a procura dela...
Confesso que estou tentando ter mais paciência comigo e com outros mas não é nada fácil. Mas só de ter escrito este texto estou dando um primeiro passo para controlar a minha ira diante das imperfeições do outro e das minhas próprias.  Espero que eu e você consigamos.

Andréia Rita Granja     
Escritora e amiga
Com certeza tem mais paciência que eu....rsrsrsrsrsrs                    

Nenhum comentário:

Postar um comentário

coments